terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Comidinhas... Pão

Pão de Banana e Passas

Este é o primeiro post sobre comida do blog, quer dizer, com receita.

Não que eu não goste de comer, muito pelo contrário, adoro ! Só que sou uma negação na cozinha. Como as demais coisas que eu faço, ou sai direito ou nem me atrevo. Então como geralmente minhas aventuras culinárias, saem meia boca, podem ter certeza que o que eu me aventuro a cozinhar, e assumir como feito por mim (rsss) é geralmente fácil e fica muito bom. :)

Minha mãe coleciona receitas, como eu salvo imagens do mundo craft no meu note. E há algum tempo ela fez um pão: simples, rápido, suja pouca louça (eba!) e fica delicioso !!!


Eu o faço, arrisco variações e tcharaaaaam, fica ótimo !

Entonces lá vai a receita original:

Pão de Banana e Nozes

3 bananas nanicas amassadas
1/2 xic chá açucar
2 ovos ligeiramente batidos
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 xic chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
30 gr de nozes

Como fazer:
Amassar bem as bananas com um garfo, juntar o açúcar, os ovos, o azeite, as nozes, a farinha e o fermento, mexendo até obter uma massa homogênea.
Assando... e crescendo...


Unte e enfarinhe uma forma média de bolo inglês, despeje a massa e asse em forno (pré-aquecido) a 180C, por cerca de 30 minutos ou até ficar pronto. Espete o palito para ter certeza.

Deixe esfriar, desenforme e sirva-se !!!!

Canela, açucar mascavo e passas.

Eu já fiz a receita original, com cenoura, com semente de girassol, com açúcar mascavo, canela e passas, e hoje, enquanto escrevo o post, estou assando um com banana, passas e metade farinha normal (para usar o finalzinho da que tinha aqui) e metade farinha integral (foto lá do início do post e aqui abaixo). Todos ficaram bons, o que vai variar é que conforme a massa fica mais pesada devido ao que a gente põe nele, o pão cresce menos. Normalmente ele dobra de tamanho.
Banana e passas com mix de farinha refinada e integral.


E o melhor, para lavar fica uma vasilha, um pão duro, um potinho, 2 colheres e a assadeira. :))) Em 45 minutos vc faz, assa e deixa a cozinha limpa ! (sim eu detesto lavar louça!).


Faça o seu e depois conta como ficou. Vou ali comer um pedaço do meu, morninho, com um copo de chá gelado.


Bjs e boa semana !!!!

Um comentário:

Boop!s disse...

huw, que delicia. Aqui em casa quem faz pão é o meu pai. É a especialidade dele, junto com a cocada branca!

beijinhos
Leka ^^