sexta-feira, 11 de julho de 2008

Alinhavando ...



Sou uma aprendiz de costureira, nivel pré-primário. O que aliás é meio irônico.

Minhas avós sempre costuraram. Minha mãe, foi mais longe, era costureira profissional, trabalhou em confecção até se casar, aí passou a costurar coisas para meus irmãos e eu.

Eu, apesar dos convites, não queria, nem olhar para a máquina de costura. Hoje ,digamos, numa abordagem psicológica, sei porque passava longe. A máquina, pra mim, era um dos ícones da dona de casa na minha família, e esse não era o modelo de vida que eu queria pra mim. Queria fazer faculdade (acabaram sendo 2), trabalhar e ser independente. Só faltava queimar o soutien..rsss

Bom, de certa maneira consegui o que queria, e inclusive, passar pelas minhas aversões de adolescente, a ponto de me apaixonar por costura.

Começou, claro, porque sempre pedia para minha mãe costurar umas coisas pra mim. Daí eu queria tentar umas coisas novas...queria eu mesma por a mão na massa....o namoro demorou muiiito, até que um dia, precisei no trabalho e conseguir uma máquina de costura para locar e levar para o fim do mundo por 10 dias, para acertos da figurinista de um evento. O valor de locação dava pra comprar uma máquina...aí decidi, assumir o risco, comprar e locar a máquina. Não é que ela foi, e voltou intacta ? E por um milagre divino, todos os ajustes necessários nos figurinos, eram tão pequenos que foram feitos a mão. Ela voltou zero km.

Minha primeira peça foi um saquinho...que embalou um presente para minha cunhada. Depois veio um período super power de trabalho e a máquina ficou ibernando na caixa.

Finalmente, após 1 ano de uso quase zero, resolvi, me dedicar a costurar. E como um ser ansioso de carteirinha, claro que decidi aprender na prática. Costuro uma coisa reta ali, duas tortas aqui e vou evoluindo. Fico mega feliz com cada coisa que sai direitinho, e esse controle de qualidade que eu trago no DNA é muito chato. Eu sou perfeccionista com acabamentos. Em tudo, do meu trabalho, com o qual ganho a vida, até minhas coisinhas. Então a produção de peças demora mais.

Tenho um lema: "Se é pra fazer, faço bem feito !". Se é pra fazer "meia boca", nem começo.

O resultado de toda essa história, é que consegui fazer minhas primeiras peças oficiais de costura. Um porta lenço, bem simples, mas super charmoso, e que incrementei com umas coisinhas. São os primeiros itens de costura da minha loja e mesmo sendo básico, estou como uma mãe coruja toda orgulhosa vendo seus filhotes brilharem !:)

Nenhum comentário: