segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MOLESKINES

Se você, como eu, tiver um lado "rato de papelaria" já deve ter dado de cara com esse famoso caderninho de capa preta e pontas arredondadas, nas papelarias que tem um portfólio de coisas mais bacanas.


Mas afinal o que tem esse caderninho, com um fã clube no mundo todo ? Os Moleskines, a princípio eram totalmente feitos na Itália, (hoje a capa é Italiana e o mioo chinês) e usados por várias personalidades, que deram fama ao caderninho. Há várias controvérsias, sobre o fato de personalidades históricas, terem usado o caderno, já que a marca teve uma interrupção na produção e o nome Moleskine só foi registrado em 1986. Mas todo esse falatório, acaba fazendo parte do marketing do produto.


A verdade, é que eles se tornaram objeto de desejo e tem um preço bem "salgado" aqui no Brasil.







Aliás, para quem não sabe, o nome Moleskine, vem do nome de um tecido, que lá nos primórdios, forrava a capa dos cadernos. Hoje eles tem muitas variações e edições especiais, como a Passion, que sairá em fevereiro de 2010.  Para saber e ver mais, vale 
uma visita ao site da empresa.



Se você tem um Moleskine, lotado de preciosas informações e desenhos, pode fazer um novo refil/miolo para a mesma capa.







Um PAP, que também dá para você adaptar em outras capas está no Trumpetvine Travel. O PAP está em inglês, mas tem fotos que ilustram bem e nada que um tradutor online não dê jeito. :)


Outra ilustração de como fazer um novo miolo para seu Moleskine, é esse:





Mas um caderno charmoso, não precisa ter uma griffe por trás. Você pode fazer o seu adaptando os PAP acima, ou seguir o PAP bem bacana do Superziper, que a fazer um caderninho super personalizado.


Decidiu fazer seu caderno ? Quer usar papéis especiais ou diferenciados ? Dá uma olhada nestes fornecedores de papéis, aqui e aqui, para se inspirar. Ou se você tiver, muito inspirado e de cofrinho bem cheio, caia de boca neste papéis japoneses maravilhosos ! 





Você não tem nenhuma capa de caderno para fazer refil, nem tem a menor intimidade com o estilete, réguas e linhas, para montar o seu ? Então aproveite e prestigie os nossos artistas que fazem peças maravilhosas, como estas da Crisálida e da Vivá:










Estes são só 2 exemplos, inclusive esse caderno de passarinho mora aqui em casa, mas garimpando na net ou nas grandes papelarias, com certeza você vão encontrar preciosidades em papel, daquelas que dá dó até de usar. Outra fonte de cadernos fofos, são lojas de museus.



E se você gosta de namorar peças suuuper bacanas de papelaria e afins, não deixe de dar uma espiada no Scription, e babar um pouco...rs.


Beijos e boa semana !!!

Um comentário:

..Arquivos..impertinentes disse...

Ótimo post, Lau!! Só lembrei da Céres, Bicho papel!!!
Bjs ♥