domingo, 7 de fevereiro de 2010

MATRYOSHKAS FASHION, TRADICIONAIS, PARA TODOS OS GOSTOS.

Matryoshkas, as tradicionais e famosas bonequinhas russas, nunca estiveram tão em evidência e elas são mesmo uma fofura.


A revista Vogue Russa, na sua comemoração de 10 anos, distribuiu várias delas para os principais estilistas customizarem e o resultado foi muito legal, tem para todos os gostos, das que lembram as tradicionais a algumas super modernas e clean.


Essa pra mim é a mais fofa:




E a Prada, uma grife, que eu adoro o design, seguiu a sua última coleção que abusou das rendas, mas saiu com cara de bruxa má, me decepcionou.






Quem fez uma matéria sobre esse assunto foi o Blog Ambush. Lá tem as outras fotos e os textos do blog (que é muito legal) são em inglês e espanhol.


Mas voltando a tradição das Matryoshkas, na internet tem vários sites especializados em coisas russas e com uma sessão para elas. Lá tem as clássicas, com cores e desenhos de acordo com a sua região de origem e também, umas coisas bizarras, como matryoshkas políticas.


Um site que vale visitar para ver essas variações de região, como essas acima é o Maison Russe.






E essa coleção com animais, eu achei o máximo !!! Com certeza é uma mega trabalho, mas são peças com valor elevado. Estão aqui no Russian Treasure.


E essas dolls tem um bom folêgo, elas aparecem em tudo: estampas de tecidos, que na versão nacional, são exclusivos da Fernando Maluhy, em papelaria, coisas para casa, acessórios, decotapes e por aí vai.





Elas foram temas da coleção de inverno 2009 da Channel (acima), inclusive essa incrível  bolsinha preta. O valor estimado dela é de U$ 9.560,00. Vai uma ??? rssss







Outros estilistas também beberam nesta fonte. Dá uma espiada aqui.


No Flickr, tem vários grupos e meninas que fazem matryoshkas fofas de tecido e outros materiais. Se você der uma busca, vai receber uma lista enorme.


Aqui em São Paulo, na Vila Madalena, tem a Tchayka. É uma loja especializada em coisas russas e pacotes de turismo idem, praticamente um centro cultural de tradições e história russa. E lá também estão disponíveis Matryoshkas vindas diretamente da terrinha mãe.


O site da Tchayka é esse, e lá tem uma lista enorme de opções, inclusive com preços.


Lá também conta a história delas, que olha só que curioso, elas surgiram inspiradas nas kokeshis japonesas. Praticamente primas.

 
E também tem as versões com outros temas, como esse, de Star Wars, que no final viram item de coleção dos fãs da saga.




E entre matryoshkas, kokeshis (em breve um post sobre elas também) e outras bonequinhas de formato semelhante inspirados nestas duas "primas", vamos nos apaixonando por essas coisas fofas.


Achei mil coisas com formato e estampa de Matryoshka. Aos poucos posto essa galeria de fotos aqui.


Bom domingo e bom início de semana !




Um comentário:

Cristina disse...

Concordo com vc.
Aquela primeira é muito fofa.
Adoro elas tbm!!!
Beijokas Laura
Crisálida