sábado, 19 de março de 2011

PAPs BALANCIM - ILHÓS

.
Olá ! Antes de mais nada, gostaria de agradecer pelos comentários. É muito bom ter um retorno, e fico feliz que as coisas que eu posto aqui sejam úteis  e facilitem a vida de todos.

Então vamos ao próximo PAP.

PAP #2 - Como colocar ilhós.

O que é? 
O que é um ilhós acho que todos sabem, né ? Mas se você estiver em dúvida, tem 2 na foto abaixo.

Uma informação sobre o ilhós: eles vem em vários tamanhos. Este que estou usando, é o pequeno, que também varia entre baixo e alto (para tecido mais grossos). Depois tiro uma foto comparando os 2. A diferença é bem pequena.

O tamanho deles é definido por códigos, que sinceramente não faço a menor idéia do que significam e nem dá para ter idéia, mas essa informação é importante para você comprar o aplicador. Ela vem na lateral da caixa, então escolha o ilhós que você vai usar e depois vá atrás do aplicador.

A matriz de colocar ilhós, é composta de 2 peças de metal, e tem um encaixe óbvio: uma parte lisa para encaixar no buraco da base e uma rosqueada para a parte superior.


Na lateral da matriz, geralmente vem gravado o modelo do ilhós para o qual é utilizado, neste caso é o 108.45. Isso facilita para a gente identificar a peça.  

Outra coisa importante, que não sei explicar o motivo, mas que faz diferença, é a marca da matriz. A primeira que comprei, era uma genérica, que olhando é idêntica a que uso hoje, mas ele lascava a tinta dos ilhoses coloridos ou arranhava. Então comprei a da Eberle, que é perfeita  e não estraga o ilhós.

É importante comprar uma matriz legal, até porque esse tipo de ferramenta, vai durar sua vida toda e a diferença de preço é ridícula.

Bom, vamos ao que interessa.


Essa é a parte de baixo da matriz. Ela tem um pino no meio, que é retrátil. É nela que vai encaixado o lado "direito" do ilhós.
Essa é a parte rosqueada, que vai na alavanca. É ela que "amassa" e fecha o ilhós.
 
Faça um furinho no local onde você vai aplicar o ilhós com o vazador (lembra do PAP anterior, né?) ou a tesoura, e encaixe-o no buraco. 

Esse lado que vem pronto é o lado "direito". Eu brinco que é a "bundinha" do ilhós, porque ele é arredondado...rss. Esse lado que será encaixado na parte de baixo do balancim.
E o lado reto, é o "avesso" do ilhós, que será "amassado" pela matriz que está presa na parte superior, da alavanca.
Encaixe a "bundinha" do ilhós, na parte de baixo da matriz que está no balancim. O pino retrátil, tem que ficar encaixado no meio do ilhós.
Puxe a alavanca e abaixe a matriz superior com força suficiente para ela encaixar na de baixo. Como já disse, é preciso de um mix de força e jeito, mas não precisa jogar o corpo em cima do balancim.
Prontinho ! Seu ilhós está colocado. 

A linha que dá para ver escapando, é uma rebarba do furo, que eu não tinha visto, mas se acontecer é só tirar com a tesoura. 


Este é o lado direito do ilhós.
E este é o avesso, que também é certinho.

Veja se ele ficou bem preso. Se você não prensou o suficiente (ficou meio frouxo), não tem problema. Encaixe ele desse jeito, no balancim de novo, e aperte novamente para ajustá-lo. Só não dá para ajustar, se você não colocou o ilhós direito e ele estiver amassado.

Nas primeiras vezes que você for aplicar um ilhós, pratique num tecido para você pegar o jeito, depois vai no piloto automático. Experimente também aplicar em papéis mais encorpados, como cartões, fica ótimo.

Existem outros tipos de ilhós, com outros acabamentos, que tem ferramentas e jeitos diferentes de aplicar, mas esse modelo é o mais usual.

Idéia de custo médio da matriz: Por volta de R$ 12,00. 

Novamente, me desculpem por algumas fotos com má qualidade, mas operar o balancim e fotografar, em alguma posições é complicado e mesmo tirando várias fotos, não tive como ter uma qualidade razoável em todas. 

Espero que tenham gostado deste PAP também.

No próximo post como colocar botões de pressão plásticos (Ritas).

Bom final de semana e boa semana a todos !

27 comentários:

lene disse...

amei a aula do ilhos, obrigada mha querida, ...seu blog é lindo, e o gatinho entãoooooooo......eu tbm quero um...c/o vc fez....pode me explicar c/o te- lo?rsrsrsrsrs bjs

Tricia disse...

Estou adorando os esclarecimentos. Bjs. Tricia

Pequenos Mimos disse...

To amando suas aulas sobre o balancim, to só precisando fixar o meu pra poder fazer os testes.

Regina Diniz Outeiro disse...

Obrigada por compartilhar.
Não tenho balancim, mas já está na hora de comprar um.

Rilvia disse...

ola muito legal o seu post sobre ilhos pq eu tava aqui com uns ilhos que comprei, e comprei vasador e nao tinha ideia de como colocar os ilhos, mas pra quem nao tem a maquina pra colocar tem outra opçao? como martelo?

Valéria disse...

Adorei a aula, muito obrigada!!!
Agora com sua ajuda já posso tirar a teia de aranha do meu balancin, rsrsrs
Obrigada mesmo!!!
Beijos
Valéria

Laranja Limão Ateliê / Laura disse...

Obrigada pela visita pessoal !

lene, tem um botão embaixo do gatinho "get widget", é só clicar lá e seguir as orientações.

Rilvia, se vc não tem balancim, existem uns alicates para colocar ilhós, vão dos mais sofisticados que vc acha em loja de scrapbook,até uns nesta lojas que vendem um monte de tralhas para casa (Peg Faça), e até em loja de 1,99. Tb tem um alicate da TEC, que vc acha em lojas de artesanato. Não dá para usar martelo com a matriz de ilhós do balancim, pq diferente da de botão, ela não se sustenta sozinha.

Bjs e boa semana !!!

Cristiane disse...

Muito obrigada! Faço algumas costurinhas, tenho o balancim, mas ainda não sei trabalhar direito com ele.
Ansiosa para os próximos PAPS.
Obrigada!
Cris

Beth Zenari 100% Artesanal disse...

Laura, querida,
Mais una aulinha que amei...... obrigada!!!!!!

Luci disse...

Muito, muitissimo obrigada, comecei umas carteiras e naõ sabia como aplicar o ilhos.
www.artmagilu.blogspot.com

beijos luci

Lau disse...

Obrigada meninas !
Já estou trabalhando no próximo PAP de balancim.
Bjsss

Debora Rocha disse...

Obrigada pelo pap, acabei de comprar uma prensa(cardenas) igual a sua e quero comprar as matrizes para ilhoses e botão de pressão, este pap me ajudou muito, obrigada, pode me dizer se vc tem um pap para botão de pressão também? Grande abraço, e muito obrigada!

Debora Rocha
email debora_rocha3005@hotmail.com
Blog debora-rocha.blogspot.com
Araraquara,SP

Debora Rocha disse...

Obrigada pelo pap, acabei de comprar uma prensa(cardenas) igual a sua e quero comprar as matrizes para ilhoses e botão de pressão, este pap me ajudou muito, obrigada, pode me dizer se vc tem um pap para botão de pressão também? Grande abraço, e muito obrigada!

Debora Rocha
email debora_rocha3005@hotmail.com
Blog debora-rocha.blogspot.com
Araraquara,SP

Sabrina Stocker disse...

Parabéns pelo blog !!!! é muito gratificante ensinar... também procuro passar alguns conhecimentos em www.dicasfiadaterra.blogspot.com
Sabrina

GRAÇA MATTOS ARTES disse...

Parabéns e muito obrigado por esta iniciativa de ensinar a colocar ilhos,tenho a anos este balancim e com o tempo sem uso esqueci como manuzia-lo tenho varias matrizes e ilhos de todos os tabanhos e não uso pois não lembrava mais..que DEUS DE AMOR TE ABENÇOE por sua bondade..bjs de muita luz em teu coração.

marandonanet disse...

Também gostei muito das explicações.Comprei uma balancim ontem e vou começar a trabalhar na colocação de ilhos em sacolas. Vi que tenho mais opções de trabalho com ela. é só ter as matrizes. Um abraço.

OBS: E quanto a qualidade das fotos , pra mim estavam ótimas, parabéns!

Tudo de bom pra ti guria!
Mara Nunes
Alvorada/RS

Davi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Buh disse...

Gostei da aula.
Ao utilizar o ilhós de nr 50 notei que pelo avesso ele fica parecido com aranha... O acabamento é esse mesmo? É que el não veio a tampinha.
O de nr 4 veio a tampinha, mas o acabamento fica por fora...
Ai, o que to fazendo de errado?
Podes me ajudar?
Sandra Buh

Sandra Buh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sueli disse...

Gostaria muito de receber em meu email suas atualizações, como faço?

Bjs

morangoechocolate disse...

obrigado pelo pelo pap, eu estava em duvida se dava para colocar ilhós, não sei quem deixou um comentário no meu blog,e indicou o seu, e aqui estou. bjs

Jubi

Pintura em Tecido, Croche, Patch Aplique e Costura disse...

Muito obrigada pelo pap, foi muito útil, que Deus a abençoe!

Cantinho da Aracy disse...

Eu amei!!!
Estou aqui tentando entender como funciona tudo isto em avaliando se compro um balancim
Obrigada por repartir.
Beijos no coração

Anônimo disse...

Oi adorei , valeu pela informação. brigaduuuuu. Elen.

Anônimo disse...

Muito proveitosa sua explicação. Comprei ilhóses na Baxmann e não sabia como aplicá-los Aliás, pra quem quiser: http://www.baxmann.com.br/produtos/ilhoses

Beijos

Board Solutions disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito proveitosa sua explicação. Comprei ilhóses na Baxmann e não sabia como aplicá-los Aliás, pra quem quiser:

Ilhóses

Beijos